Desporto

Relvados do Complexo Desportivo da Nazaré com fonte própria para alimentar sistema de rega

Os campos relvados do complexo desportivo da Nazaré passarão a dispor de um sistema próprio de rega que se estima poder vir a traduzir-se em poupanças de consumos e custos a curto prazo.

Depois de realizados trabalhos de pesquisa para a captação de água subterrânea em quantidade suficiente para passar a ser utilizada como fonte de rega regular dos campos de futebol (sintético e natural) do complexo desportivo, duas das infraestruturas municipais com maiores consumos diários de água, garantiu-se o recurso que passará a ser a fonte principal de manutenção da qualidade exigida.

O consumo de água tem atingido valores bastante elevados, pelo que a gestão dos dois equipamentos municipais procurou alternativas.

Além da redução de custos, a medida teve, ainda, como fim encontrar um recurso que promova o uso eficiente da água, cada vez mais uma prioridade reconhecida, dado ser um recurso essencial não só à qualidade de vida das populações, como ao desenvolvimento económico e aos ecossistemas.

Os campos de futebol são cada vez mais utilizados pelos escalões de formação e seniores, e solicitados por entidades desportivas, como a Associação de Futebol de Leiria ou a Federação Portuguesa de Futebol, para jogos de preparação das seleções ou respetivos campeonatos.