Cultura

"Secagem do Peixe, uma Arte" no Centro Cultural da Nazaré

O Centro Cultural da Nazaré (antiga lota) acolhe, de 29 de agosto a 13 de setembro, a exposição "Secagem do Peixe, uma Arte".

Composta por imagens e textos explicativos sobre esta arte, a mostra aborda a tradição de secar o peixe, de origem pouco conhecida, mas, provavelmente, a melhor maneira de conservar o pescado para os dias de escassez. Seria desta forma que as peixeiras garantiam o sustento para as suas famílias e peixe para vender nos mercados da Região.

A secagem dura cerca de 2 a 3 dias, dependendo das condições atmosféricas. Cada espécie de peixe tem uma forma diferente de secagem. Na Nazaré distinguem-se duas formas de secagem: o peixe seco e o enjoado, com características de preparação e de consumo diferentes.

É a sul da praia, quase em frente ao Centro Cultural da Nazaré, que se encontra o “Estindarte” ou estendal de secagem de pescado, onde as várias peixeiras secam e vendem o peixe ali exposto.

Abertura da Exposição "Secagem do Peixe, uma Arte"| sábado, 29 de agosto, às 15h00, com a atuação da banda "Os Abílius".
Entrada livre!

Opening of the exhibition "Drying Fish, an Art" | Saturday, 29 August at 15:00, with the performance of the band "The Abílius".
Free entry!

Horário| weekly schedule
2ª a 6ª feira | from Monday to Friday: 9h30-12h30; 14h00-18h00
fim de semana | Weekend : 14h00-18h00