Política

Secretária de Estado da Educação visita Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio

A Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, deslocou-se, esta manhã, à Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio para visitar as obras, e falar com os primeiros alunos do ensino secundário público da Nazaré.
 
As obras de beneficiação representam um investimento de 349 mil euros, e surgiram no âmbito de um acordo de colaboração entre o Município e Ministério da Educação, cuja comparticipação é de 149 mil euros.
 
“Este momento insere-se num dos momentos mais felizes do mandato de quase dois anos (Governo), pois isto é o que queremos fazer: investir na rede pública de ensino. Não faz sentido que hajam concelhos sem este nível de ensino “, disse a Secretária de Estado, acrescentando: “é com grande felicidade que assinalo um grande objetivo que tinha”.
 
O objetivo de instalar ensino secundário público foi apresentado em maio de 2016. Para a sua concretização, a Secretária de Estado realçou “a colaboração dos vários poderes públicos".
 
“Desde a apresentação do objetivo até hoje realço a vontade tenaz do diretor do Agrupamento de Escolas, a colaboração inexcedível da Câmara Municipal e a insistência do Presidente da Associação de Pais, bem como o trabalho do Diretor Regional, Francisco Neves, sem os quais não teria sido possível”.
 
A construção de seis salas novas, a substituição da cobertura e a melhoria dos laboratórios foram algumas das intervenções efetuadas nesta fase, com o objetivo de melhorar as condições do edifício e para ensino secundário público, que funcionará, no atual ano letivo, com duas turmas, nas áreas de Humanidades, e Ciências e Tecnologias.
 
“Vocês são o primeiro grupo que teve, na Nazaré, ensino secundário público. Fazem parte de um momento político importante. Continuem motivados para, assim, alcançarem o sucesso”, disse Walter Chicharro, em nome do Município, frisando que a Câmara “continuará disponível para investir nas condições da escola”, tendo adiantado que está já em elaboração um “projeto muito interessante”, que prevê, nomeadamente, a instalação de um Parque Desportivo.
 
“Queremos que um dos campos desportivos ali a instalar seja de areia, pela forte tradição da Nazaré no futebol e andebol de praia. A Câmara irá apresentá-lo, a breve prazo, à tutela”, explicou o autarca, devendo a intervenção ser inscrita no próximo Orçamento de Estado, e a oferta ser uma realidade no ano letivo 2018-2019.
As intervenções para o melhoramento do espaço físico da escola irão continuar. A confirmação foi feita por João Magueta, diretor do Agrupamento de Escolas da Nazaré: “Estamos numa escola que está a ser melhorada, e onde iremos continuar a intervir. Queremos, nomeadamente, espaços exteriores onde passe a ser mais agradável estar” durante as pausas.
 
Por seu lado, o Presidente da Associação de Pais, Nuno Ferreira, referiu-se ao dia do arranque do ensino secundário público e à visita da Secretária de Estado como “histórico”.
 
“Houve uma força conjunta muito grande. Era uma promessa que agora se concretiza e inicia. Estamos a fazer história”.