Saúde

Seminário debate envelhecimento ativo na comunidade

O auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré vai acolher um Seminário sobre envelhecimento ativo na comunidade, que se realizará a 24 de maio, ao longo do dia.

O evento é organizado pelo Centro Social da Freguesia de Famalicão e contará com a participação de vários convidados que darão os seus contributos para proporcionar um envelhecimento ativo e com qualidade de vida na comunidade.

A Sessão de abertura (9h30) contará com Walter Chicharro (Presidente da Câmara da Nazaré); Rui Oliveira (Presidente do Centro Social da Freguesia de Famalicão); Maria do Céu Mendes (Diretora Centro Distrital de Segurança Social de Leiria) e Ana Maria Pisco (Diretora Executiva do ACES Oeste Norte).

O primeiro tema da manhã (10h30) falará de “Envelhecer com dignidade – um direito, um dever”, numa apresentação que será feita por Laborinho Lúcio, magistrado, e antigo ministro da justiça.

Ainda durante a manhã, Paula Carvalho, psiquiatra de profissão, falará no segundo tema do dia “Velho, Eu…?! (11h30).

No regresso após o almoço, os trabalhos retomarão com “A memória do tempo – uma análise antropológica do idoso”, pelo antropólogo José Maria Trindade (14h00).
 
O segundo tema da tarde abordará “Qualidade e Inovação das respostas sociais para pessoas idosas” (14h45) por Susana António e a avó Fernanda Martins.

O Seminário “Este País não é para velhos” terminará com o debate sobre o tema “Envelhecer na comunidade, desafios e oportunidades”, com a participação de Regina Piedade (presidente CLAS – rede social e vereadora da Ação Social na Câmara da Nazaré); Manuel Sequeira (Vice-Presidente da Câmara da Nazaré) e João Mota (psicólogo na Câmara de Alcobaça).

A sessão de encerramento (17h30) contará com a atuação da Tuna da Universidade Sénior da Nazaré.

Este evento tem a colaboração da Câmara da Nazaré.