Política

Serviços Municipalizados adquirem viatura elétrica para limpeza urbana

O parque automóvel dos Serviços Municipalizados conta, desde hoje, com um novo veículo 100 % elétrico, para a limpeza, higienização e limpeza do concelho da Nazaré.

Destinado à lavagem de passeios e arruamentos; de mobiliário urbano, limpeza/lavagem interior e exterior de equipamentos urbanos de deposição de RSU, e ainda à higienização e desinfeção da área envolvente desses equipamentos, irá ser dotado, de futuro, de um equipamento de monda térmica, para a redução e/ou eliminação da aplicação de herbicida.

A substituição de frotas mais antigas, que representem maiores consumos e emissões poluentes, e a redução dos custos (diretos e indiretos) na sua utilização por veículos mais amigos do ambiente, são dois dos principais objetivos desta aquisição.

“Com esta iniciativa pretende-se, igualmente, contribuir para a redução de emissões de gases com efeito de estufa, contribuir para a redução de emissões poluentes e do ruído em meio urbano”, explica Salvador Formiga, vereador do Ambiente do Município da Nazaré, e vogal do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados.

O Parque de viaturas de serviço tem vindo a ser renovado e recuperado, nomeadamente através da colocação ao serviço de viaturas que estiveram paradas durante alguns anos, ou pela substituição de carros em fim de vida.

“Estamos a trabalhar em soluções de mobilidade mais viável, com menor impacto ambiental, e, ao mesmo tempo, a qualificar um parque automóvel que proporcione o aumento da capacidade de resposta dos serviços”.

O veículo fez parte de duas candidaturas apresentadas pelo Município da Nazaré ao Fundo Ambiental para a aquisição de veículos elétricos, e que foram aprovadas.