Unidade de Multideficiência abre no Centro Escolar de Valado dos Frades

O Centro Escolar de Valado dos Frades terá, no início do novo ano letivo (2017-2018), a primeira Unidade Especializada do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho da Nazaré.

Dar resposta adequada às necessidades especificas destes alunos com serviços educativos e apoios adequados; e permitir que prossigam os estudos nas escolas do concelho são os principais objetivos da Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo, e da Unidade de Apoio Especializado para a Educação de alunos com Multideficiência e Surdo-cegueira Congénita.

Estas Unidades irão proporcionar experiências de aprendizagem similares aos dos restantes alunos; promover a sua participação, responder às necessidades de aprendizagem de cada aluno e contribuir para a independência possível dos alunos, através de um modelo de ensino estruturado e metodologias de intervenção interdisciplinares.

“Esta resposta vai ao encontro das necessidades dos alunos, e das preocupações que nos têm sido apresentadas pelos pais e encarregados de educação, nomeadamente sobre a continuidade de estudos dos seus educandos. Esta surge após um processo encetado pelo Município da Nazaré com o apoio do Agrupamento de Escolas da Nazaré”, explicou Manuel Sequeira, vereador da Educação, na Câmara Municipal.