Política

Universidade Sénior da Nazaré apoia criação de congénere brasileira

A experiência e sucesso do modelo da Universidade Sénior da Nazaré, a funcionar desde 2008, foram usados na criação da sua congénere brasileira, na cidade de Natal (Rio Grande do Norte, Brasil), que entrará em funcionamento no dia 3 de maio.

Esta colaboração dá-se no âmbito de um protocolo de cooperação entre a Nazaré e Pipa (praia localizada em Tibau do Sul, no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil), que são destinos turísticos gémeos, desde novembro de 2015. 

Os laços culturais e a amizade que ligam os dois povos de língua oficial portuguesa e a existência de uma importante comunidade portuguesa naquele Estado brasileiro motivaram o estabelecimento da parceria.

O objetivo é empreender programas de cooperação cultural, social, educativa, turística, económica, entre outros, com destaque, para a cooperação técnica, parcerias em eventos turísticos e programas de estágio na área da gastronomia.

A Universidade Sénior da Nazaré, com a distinção de “Excelência” da Rede de Universidade da Terceira Idade, preside ao Conselho Geral das Universidades Seniores, órgão decisor que é composto pelas US do Fundão, Gondomar e Almada. 

As Universidades da Terceira Idade surgiram como uma resposta aos desafios da aprendizagem ao longo da vida e como forma de estimular a participação social, cultural e cívica dos cidadãos seniores, após a retirada da sua vida profissional ativa. O alargamento da oferta a todo o concelho levou à criação de três polos (Fanhais, Famalicão e Valado dos Frades).