Sociedade

Vacinação da Gripe Sazonal +65: Esclarecimento da Câmara

A Câmara Municipal da Nazaré, a Junta de Freguesia de Valado dos Frades e Junta de Freguesia de Famalicão aceitaram cooperar com o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACES ON) na campanha de vacinação contra a gripe, através da disponibilização de uma sala e a promoção de contactos, conforme a lista elaborada e disponibilizada pelo ACES ON, no sentido de facilitar o acesso à vacinação, reduzindo a pressão e risco de contágio da Covid-19.

O ACES ON solicitou, entretanto, à Câmara Municipal, à Junta de Freguesia de Valado dos Frades e Junta de Freguesia de Famalicão, a interrupção dos contactos e das marcações com os utentes +65, que deverão continuar a aguardar o contacto com a indicação da data, hora e local para lhe ser ministrada a vacina contra a gripe.

Face à interrupção da vacinação, a Vereadora com o pelouro da saúde, Regina Piedade, assim como o Presidente da Câmara, Walter Chicharro, encontram-se a encetar contactos com o ACES Oeste-Norte e Ministério da Saúde para a melhor resolução.

“Trata-se de um procedimento da responsabilidade da entidade de saúde, no qual a Câmara surge com o intuito de cooperar e salvaguardar a segurança dos utentes, evitando que estes se movimentem ou aglomerem em ambientes de maior risco para a sua saúde, atendendo ao momento pandémico que atravessamos. Apelamos a que todos os que se inserem no grupo definido pelo despacho aguardem, nas suas casas, pelo contacto com a marcação do dia, hora e local, sublinhando, de novo, que a deslocação às autarquias por causa da vacina é desnecessária”, diz Regina Piedade.

O Despacho (n.º 5978/2020 – Diário da República n.º 107/2020, Série II de 2020-06-02) do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde determinou que a vacina contra a gripe sazonal é gratuita na época 2020-2021 para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, bem como para outros grupos alvo prioritários, definidos em norma anual da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o SNS, os utentes nesta situação podem vacinar-se gratuitamente nos centros de saúde.

Para mais esclarecimentos, os utentes das unidades de saúde do concelho deverão contactar:
aces.oestenorte@arslvt.min-saude.pt
262 870 387
262 870 381