Educação

Webinar “Contributos das abordagens inovadoras em contexto escolar no período pós-pandemia"

Álvaro Laborinho, Carlos Neto, Jorge Rio Cardoso e Isabel Oliveira são os convidados do Centro de Apoio às Aprendizagens do Gabinete de Educação da Câmara Municipal para o Webinar “Contributos das abordagens inovadoras em contexto escolar no período pós-pandemia", que irá decorrer no próximo dia 8 de abril, às 17h00, em direto, no facebook do Município da Nazaré, com a moderação de Manuel Sequeira.

O espaço de debate pretende fazer uma reflexão sobre as formas de ensino e de aprendizagem após um longo período de ensino à distância, por plataformas digitais, e é dirigido à comunidade educativa.

O CAA (Centro de Apoio às Aprendizagens) é um projeto para a Educação que faz parte do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro – que se enquadra no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Oeste, e que surge na sequência da submissão da candidatura do projeto CENTRO-03-5266-FSE-000020 ao Aviso de Concurso nºCentro-66-2016-15, do Eixo Prioritário 3 - Desenvolver o Potencial Humano, na tipologia de operação “Iniciativas integradas e inovadoras de combate ao insucesso escolar”, que tem por objetivo “Aumentar as intervenções que de forma integrada e articulada favoreçam as condições para o reforço da igualdade no acesso ao ensino, a melhoria do sucesso educativo dos alunos, e o reforço da qualidade e eficiência do sistema de educação”.
 
Trata-se de um serviço especializado de apoio educativo que, de forma coordenada com o Agrupamento de Escolas da Nazaré e outras estruturas de orientação educativa, promoverá a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, nos aspetos psicopedagógicos, socioeducativos e emocionais.

CURRÍCULO DOS ORADORES
 
Carlos Neto - Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL). Trabalha em investigação académica há quase cinco décadas, centrando-se sobretudo no papel do brincar e do jogo no desenvolvimento da criança, na independência de mobilidade em crianças e jovens e no bullying nas escolas. É um dos membros fundadores da cooperativa de ensino "A Torre", onde trabalha desde 1972 com crianças dos 3 aos 10 anos, no âmbito do jogo e motricidade infantil.  Orienta diversos projetos de investigação e intervenção comunitária e colabora com um leque de entidades e autarquias. 
O seu livro mais recente "Libertem as crianças" defende a urgência e importância do brincar e ser ativo no desenvolvimento infantil. 

Jorge Rio Cardoso - Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro e professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e técnico superior do Banco de Portugal. A sua área de eleição é o combate ao insucesso escolar motivando os alunos para a escola onde no seu livro "Ser bom aluno - Bora lá!?" disponibiliza estratégias para o efeito. Nas sessões para pais e alunos que tem desenvolvido em inúmeras escolas do país tem como foco a motivação escolar.

Isabel Oliveira - Trainer at Red Apple em Formação Contínua, Serviços de Saúde e Estudos Superiores. Mediadora, formadora e consultora da empresa I-deal.diálogos em rede e mediadora na empresa Sistema de Mediação Laboral. A sua formação base é advogacia mas a sua área de eleição é a mediação de conflitos escolares e familiares, sendo responsável por diversos projetos de mediação em diversas escolas do País. 

Laborinho Lúcio – Licenciado em Direito e mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade Direito da Universidade de Coimbra. Juizconselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça; doutor honoris causa em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. Exerceu diversos cargos ligado à justiça. Tem proferido inúmeras conferências sobre temas ligados à justiça, à educação, à cidadania, ao direito de crianças e jovens e ao direito em geral. É autor de diversas obras e artigos publicados nas áreas de formação de magistrados, organização judiciária, aplicação do direito, psicologia forense, direito e processo penal, direito judiciário, cidadania e direito, cidadania e educação, sistemas de justiça, direito e genética, direito de ingerência, direito tutelar educativo, direitos das crianças, entre outros. É membro fundador da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, da Associação Portuguesa de Direito Europeu, da Associação de Criminólogos de Língua Francesa, da Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família, da Associação dos Juristas de Língua Portuguesa, sendo presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, membro do Conselho de Curadores da Fundação Liga, membro do Conselho de Curadores da Fundação Bissaya Barreto.