Parque da Pedralva

O Parque da Pedralva reabriu renovado, apresentando-se ao público com a área central aprazível ao lazer de adultos e crianças. A nova imagem resulta da implementação do projeto de requalificação da autoria do arquiteto Álvaro Manso.
A reabilitação fez-se através da beneficiação das áreas de circulação pedonal; valorização dos espaços de encontro; da reabilitação do equipamento de apoio ao utilizador; ordenamento dos espaços; e uniformização da linguagem visual por meio de mobiliário urbano e, também, pela valorização das áreas livres, aumento e melhoria dos espaços verdes e requalificação das linhas de água.
Assim, esta primeira fase da requalificação ambiental traduziu-se na oferta de um novo espaço amplo, com ajardinamento ao centro, que substituiu os antigos campos de ténis; um lago, no topo, que foi reabilitado; papeleiras; casas de banho; iluminação pública; muros e caminhos melhorados; bancos e sanitários.
A obra irá prosseguir. As entradas do Parque, mas também o “Monte Branco”, local que oferece uma das mais belas panorâmicas sobre a Praia da Nazaré, serão os próximos alvos da intervenção, que teve início há um ano, numa iniciativa da Câmara Municipal e Junta de Freguesia.
A nova imagem e linguagem do Parque (Monte Branco, incluindo o miradouro no Monte Branco, situado a nascente da Vila da Nazaré) é da autoria do arquiteto Álvaro Manso, que teve como princípio o conhecimento do conjunto de características socioculturais, arquitetónicas, de linguagem, de hábitos que caracterizam o lugar e que indicam o carácter do lugar.
A abertura do espaço como um todo, preservando os seus valores histórico-culturais, tornando-o convidativo à descoberta de espaços temáticos de recreio e lazer, com escala, simplificando a leitura visual ao visitante são os objetivos desta intervenção.
Este espaço verde, localizado numa das principais entradas para a Praia, foi criado nos anos 30. Com a vinda de centenas de turistas e banhistas, nos anos 30, uma Comissão de Iniciativa, cujo presidente era José Pedro, decidiu que a Nazaré necessitava de um parque no Monte Branco, onde se pudessem vislumbrar os horizontes e as perspetivas encantadoras da praia e arredores. Este afloramento rochoso, conhecido por Pedralva ou Monte Branco, localiza-se na zona oriental da Nazaré. É constituído por uma argila branca que acabou por caracterizar a rocha e se refletir no próprio nome desta elevação.