Praça de Touros da Nazaré

A tradição das Touradas na Nazaré data pelo menos do século XVIII, sempre associada aos festejos de N.ª Sra. da Nazaré, dos quais eram um dos pontos mais altos. Não possuindo uma praça de pedra e cal, cada ano, eram construídas arenas, em madeira, improvisadas no local das Festas, no Terreiro, perto do Santuário.
A Praça que hoje se conhece foi edificada em 1891, depois de um violento incêndio ter destruído a anterior. A pedido da Real Casa de N.ª Sra. da Nazaré, o Ministério das Obras Públicas encomendou ao arquitecto Francisco da Silva Castro o projecto da actual Praça, que foi inaugurada em 1897.
De estilo neo-árabe e planta poligonal de 2 pisos, sendo o segundo piso de planta circular, a Praça possui bancadas em ambos os níveis, tendo alguns camarotes no piso superior. Tem lotação para cerca de 5.000 espectadores.
Actualmente a Praça de Touros, propriedade da Confraria de N.ª Sra. da Nazaré, recebe, durante os meses de Verão, os mais conceituados cavaleiros do país em corridas de grande prestígio. A Praça é, por vezes, utilizada para a realização de outros eventos culturais.