Desporto

Seleção Angolana prepara ataque ao titulo do CAN 2021 na Nazaré

A seleção nacional sénior feminina de andebol de Angola está a estagiar na Nazaré onde tem vindo a realizar vários jogos de preparação (26 de maio 6 de junho) para o CAN 2021, competição que se irá realizar de 08 a 18 de junho, em Yaoundé, Camarões. 

Angola integra o Grupo C do 24º Campeonato Africano das Nações (CAN) e tem no seu palmarés 13 títulos de campeã africana, o que lhe dá uma enorme margem de confiança para o próximo desafio, que se jogará dentro de poucos dias.

A escolha da Nazaré para esta fase de preparação, que antes se fez em Lisboa e a norte de Portugal, está relacionada com a “tradição local nesta modalidade” e com “as condições que reúne para estágios”.

“A Nazaré oferece condições e tranquilidade. Queríamos proporcionar às atletas um estágio de qualidade”, explicou o coordenador técnico da equipa, António Costa, a treinar com 13 atletas, enquanto espera que mais cinco se juntem, duas das quais jogadoras europeias, ao grupo.

Para a equipa técnica “as condições da Nazaré correspondem às expectativas” e ao que se foi recolhendo sobre as infraestruturas e receção, estando a preparação para o Campeonato a “decorrer sem sobressaltos e dentro do planeado”.

A presente edição do CAN 2021 está dividida em três grupos, sendo que a pole A é constituída pelas equipas do Senegal, Tunísia, Guiné, Conacri e Madagáscar, o grupo B pela RD Congo, Camarões, Nigéria e Quénia e por fim, o grupo C, formado por Angola, Congo, Argélia e Cabo Verde

Antes da seleção angolana, em dezembro 2020, também a seleção Cabo Verdiana realizou a sua fase de estágio para outra importante competição, o mundial sénior de andebol masculino, que se realizou em janeiro, no Egipto.

Nazaré na rota dos estágios das equipas em preparação de competições internacionais

A seleção moçambicana de futebol de praia, que realizou parte da sua preparação para o Campeonato Africano (Senegal, de 23 a 29 maio), na Nazaré, apurou-se, ontem, para o Campeonato do Mundo de futebol de praia Rússia 2021, ao golear o Uganda, por 6-3, nas meias-finais do CAN que decorre em Saly, Senegal.
 
Pela primeira vez num CAN da modalidade, os comandados de Abineiro Ussaca continuam a fazer história, tendo sido uma das várias equipas acolhidas pela Nazaré na sua fase de estágio para as competições internacionais. 

Para o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, a escolha da Nazaré para estágios e competições de várias equipas estrangeiras "é o reconhecimento global da Nazaré, e das suas condições únicas para a prática desportiva das suas infraestruturas, mas da segurança e tranquilidade que oferece aos que a elegem para a realização dos seus trabalhas preparatórios de importantes competições, o que tem atraído diversas modalidades de vários países. Para a economia local é mais um importante contributo, já que estas equipas ficam alojadas no concelho”.