Câmara da Nazaré aprovou voto de pesar pelo falecimento de Álvaro Laborinho Lúcio
O Executivo Municipal da Nazaré aprovou, esta quinta-feira, 6 de novembro, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento de Álvaro José Brilhante Laborinho Lúcio, figura maior da magistratura, da justiça e da vida cívica portuguesa, natural da Nazaré, falecido em Coimbra no passado dia 23 de outubro.
No documento aprovado, o Executivo expressa o mais profundo pesar pela perda de um nazareno ilustre, sublinhando “a inabalável dedicação ao bem-comum, ao respeito pelos princípios democráticos, à elevação humana e ao diálogo construtivo” que marcaram o percurso de Laborinho Lúcio.
O texto recorda uma vida dedicada ao serviço público e à Justiça, destacando o vasto currículo que inclui, entre outros cargos, os de Procurador-Geral Adjunto da República, Diretor da Escola da Polícia Judiciária e do Centro de Estudos Judiciários, Secretário de Estado da Administração Judiciária, Ministro da Justiça, Deputado à Assembleia da República, Ministro da República para os Açores, Juiz-Conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, bem como o de Presidente da Assembleia Municipal da Nazaré.
Natural da Nazaré, onde nasceu a 1 de dezembro de 1941, Laborinho Lúcio manteve sempre uma forte ligação à sua terra e à comunidade, sendo lembrado pelo seu humanismo, integridade, moderação e empenho na defesa dos mais vulneráveis, especialmente das crianças.
Na sessão camarária, foi também deliberado dar conhecimento do voto de pesar à família, publicitar o documento nos meios de comunicação da autarquia e realizar um minuto de silêncio em sua memória, tanto na presente reunião de Câmara como na próxima sessão da Assembleia Municipal.
O Executivo conclui o voto reafirmando que “o concelho da Nazaré guardará com gratidão e reconhecimento o exemplo de Álvaro Laborinho Lúcio”, reconhecendo a relevância do seu legado “para a terra, para o país e para a causa da Justiça”.
Notícias relacionadas
-
Nota de Pesar do Município pela partida de Álvaro Laborinho Lúcio

Nota de Pesar do Município pela partida de Álvaro Laborinho Lúcio
23 Outubro 2025 -
Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”
Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”
07 Abril 2024 -
"As Sombras de uma Azinheira" é o mais recente livro de Laborinho Lúcio
"As Sombras de uma Azinheira" é o mais recente livro de Laborinho Lúcio
06 Junho 2022
