Comércio tradicional digital para cativar o cliente que aprecia a proximidade, exclusividade e qualidade
Bairros digitais avançam para facilitar a vida ao cliente e refrescar o comércio local na concorrência com as grandes marcas e superfícies comerciais.
O Município Nazaré, enquanto promotor do projeto Mercado Local da Nazaré 5G, um dos 65 aprovados a nível nacional no âmbito da medida “Bairros Comerciais Digitais”, recebeu, no passado dia 6 de setembro, a declaração de compromisso, durante a cerimónia pública oficial que decorreu no Palácio da Bolsa, no Porto.
A entrega da declaração de compromisso aos promotores foi feita pela diretora-geral das Atividades Económicas, Fernanda Ferreira Dias, tendo o projeto da Nazaré estado representado pela vereadora da Câmara Municipal, Regina Piedade. “É um dia histórico, que marca o início de um projeto transformador, do meu ponto de vista, que constituirá um ponto de viragem para o comércio local, com vantagens em várias frentes para comerciantes, residentes e visitantes”.
São objetivos do projeto Bairros Digitais potenciar a transformação digital do comércio local em Portugal, incentivando a modernização e inovação tecnológica.
O Município da Nazaré, dinamizador do “Mercado Local da Nazaré 5G”, tem como missões a revitalização e digitalização do comércio e serviços locais, utilizando as mais recentes soluções tecnológicas.
Até à chegada ao projeto adaptado à realidade local e às necessidades do lado da procura foi efetuado o diagnóstico e aptidão do comércio, através da realização de um levantamento sobre o estado do comércio digital e realizada a auscultação das perspetivas e necessidades de empresários e cidadãos em relação à digitalização, bem como a identificação de desafios e potencialidades do ecossistema empresarial local.
“É fundamental que os espaços comerciais se renovem e adaptem às exigências dos consumidores atuais, o que passa forçosamente por ter uma presença digital qualificada e tornar mais ágil a experiência de consumo”.
Após a elaboração da estratégia, com os contributos recebidos da comunidade, foram definidas as etapas e o cronograma para a implementação das soluções tecnológicas, estabelecidas parcerias estratégicas para sua a implementação (ACISN, EPN, Oonify), feita a análise pormenorizada da capacidade de implementação e continuidade do projeto, estudo dos benefícios económicos esperados, “considerando o retorno sobre o investimento, avaliação de riscos e definição de estratégias de mitigação, explicam os gestores do projeto de mudança do comércio local”.
A aprovação deste projeto, que deverá estar implementado até final de 2025, é uma oportunidade para impulsionar o crescimento económico, promover a proximidade e a coesão territorial, bem como a digitalização dos operadores económicos e dos seus modelos de negócio, o comércio em linha e a integração digital das cadeias de abastecimento e escoamento.
A medida “Bairros Comerciais Digitais” vai abranger 25 mil estabelecimentos a nível nacional e tem uma dotação total de 52,5 milhões de euros que deverá, em breve, ser reforçada com 25 milhões de euros, estando neste momento o Governo a aguardar a aprovação da Comissão Europeia.
Notícias relacionadas
-
Comércio Tradicional assinala Páscoa com atividades para a família

Comércio Tradicional assinala Páscoa com atividades para a família
03 Abril 2023 -
Candidaturas aos Bairros Comerciais Digitais

Candidaturas aos Bairros Comerciais Digitais
02 Março 2022 -
Campanha Mercado Local incentiva às compras no Comércio Local do Concelho da Nazaré

Campanha Mercado Local incentiva às compras no Comércio Local do Concelho da ...
02 Fevereiro 2022
Pesquisa Geral
-
Luís Miguel Rodrigues Sousinha
Vereador com pelouro atribuído -
Maria de Fátima Soares Lourenço Duarte
Vereadora com pelouro atribuído -
João António Portugal Formiga
Vereador sem pelouro atribuído -
João Paulo Quinzico da Graça
Vereador sem pelouro atribuído -
Vanda Alexandra Duarte Santos
Vereadora sem pelouro atribuído -
Maria Lúcia Teixeira Loureiro
Vereadora sem pelouro atribuído
