Reunião de Câmara | Balanço dos primeiros dois meses de mandato e prioridades para 2026
O Presidente da Câmara Municipal da Nazaré fez, hoje, na reunião de Câmara, um ponto de situação sobre os primeiros dois meses do atual mandato, assinalando um período marcado por intensa atividade, análise aprofundada de processos em curso e preparação de decisões alinhadas com o projeto político sufragado pelos eleitores.
“O executivo assumiu funções num contexto exigente, com constrangimentos conhecidos, tendo privilegiado, nesta fase inicial, a escuta, a organização interna e a preparação de decisões sustentadas, evitando medidas precipitadas. O objetivo definido passa por encerrar, nas próximas semanas, vários temas estruturantes, clarificar opções e criar as condições para que 2026 seja o ano de implementação visível do projeto político validado nas urnas”, disse Serafim António.
Foi assumido o compromisso de que, até à marca dos primeiros 100 dias de mandato, estarão tomadas decisões, definidos caminhos e estabelecido um quadro claro de prioridades, a apresentar também à população.
A reestruturação dos serviços municipais foi identificada como uma das principais prioridades, estando prevista para breve a apresentação de um novo organograma, com vista a melhorar a eficiência, os procedimentos e a resposta dos serviços.
No âmbito do associativismo, o Presidente felicitou o Clube Recreativo Beneficente Valadense pela comemoração do seu centenário, assinalado no passado dia 25 de dezembro, destacando o papel relevante desta instituição cultural na vida do concelho.
Relativamente à Passagem de Ano, foi garantido que estão reunidas as condições para a realização do programa previsto, apesar do reduzido tempo disponível para a sua preparação, estando assegurada a animação e a participação de projetos com ligação ao concelho.
Sobre o ponto de situação dos projetos financiados pelo PRR e por outras linhas de financiamento, foi esclarecido que, face às recentes adjudicações e pagamentos efetuados nos últimos dias, qualquer informação prestada neste momento poderia ficar rapidamente desatualizada.
Por esse motivo, a informação será remetida durante o mês de janeiro, já com um enquadramento mais consolidado. Foi ainda referido que a maioria dos prazos destes projetos foi prorrogada até junho de 2026, conferindo maior margem de execução.
Por fim, foi dado conta de que, nesta fase final do ano, os serviços municipais estão a procurar concluir projetos em aberto, de modo a garantir que a transição orçamental não compromete o exercício seguinte.
