Entre caldeirada, pera rocha e vinho: Chef Patrícia Borges surpreende Lisboa com sabores do Oeste

A Chef Patrícia Borges foi convidada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste para representar a gastronomia e os produtos da região no evento “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores 2025”, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O showcooking protagonizado pela Chef levou ao público o melhor dos sabores e tradições culinárias dos 12 municípios do Oeste, numa das maiores mostras do setor vínico e gastronómico em Portugal.
A iniciativa integrou-se no projeto “Sabores ao Centro”, promovido pelo Turismo do Centro de Portugal, que divulga a diversidade e a qualidade dos produtos regionais através da participação das oito Comunidades Intermunicipais (CIM): Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões.
Durante o showcooking, a Chef Patrícia Borges conduziu o público por uma viagem sensorial pelos produtos e tradições gastronómicas oestinas.
O menu incluiu caldeirada da nossa costa (Peniche, Nazaré e Lagoa de Óbidos) servida em pão de Sobral de Monte Agraço e acompanhada por vinho DOC Alenquer. Pulled pork com porco malhado de Alcobaça e pickles de legumes e ainda a tarte D. Isabel, da Lourinhã, com pera rocha do Oeste cozida em ginja de Alcobaça e Óbidos.
A demonstração contou também com a apresentação de vinhos de Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval e Torres Vedras, e com a louça artesanal da ceramista Margarida Martins, símbolo da identidade cultural e criativa da região.
Para a Chef Patrícia Borges, esta participação foi uma oportunidade para evidenciar a autenticidade e a diversidade dos produtos locais que distinguem o Oeste: “Esta experiência é fantástica, no sentido de conseguirmos compreender e demonstrar que os municípios que integram a OesteCIM produzem, maioritariamente, todos os produtos que compõem a gastronomia nacional. Basicamente, não dependemos da produção de outros territórios. Em conjunto, temos uma riqueza imensa de recursos que nos possibilita apresentar aos locais e visitantes uma gastronomia de excelência.”
O showcooking despertou grande curiosidade e entusiasmo entre o público presente, que pôde saborear e conhecer melhor os produtos endógenos da região: “Penso que ficaram extremamente agradados e surpreendidos com a quantidade de produtos que possuímos, e sobretudo por liderarmos, a nível nacional, a produção e captura de produtos como a pera rocha do Oeste, a abóbora e o pescado de Peniche”, destacou a Chef.
A Chef sublinhou ainda a importância de valorizar a gastronomia regional enquanto expressão viva do património cultural do território: “Existe ainda alguma desinformação sobre produtos de excelência dos nossos 12 municípios, assim como sobre hábitos gastronómicos tradicionais. Estas ações ajudam a informar, enaltecer e relembrar sabores que fazem parte da nossa infância e identidade. É fundamental promover a nossa gastronomia, pois ela integra o nosso património cultural.”
Com esta participação, a OesteCIM reforça o compromisso em valorizar o território e os seus produtores, promovendo a gastronomia como um dos pilares da identidade e do desenvolvimento sustentável da região Oeste.
Notícias relacionadas
-
Festas do Sítio de 4 a 8 de setembro no Parque Atlântico
Festas do Sítio de 4 a 8 de setembro no Parque Atlântico
11 Julho 2025 -
OesteCIM lança app Visit Oeste Portugal
OesteCIM lança app Visit Oeste Portugal
19 Maio 2022