Representantes da Seleção Nacional de Rugby na Nazaré para viverem um dia de surf de ondas grandes
Dois desportos cujo sucesso depende do trabalho em equipa, respeito e superação, o rugby e surf de ondas grandes, trocaram experiências
Representantes da Seleção Nacional de râguebi, que participou no Mundial de França, onde obteve a inédita e histórica vitória sobre as Ilhas Fiji (24-23), que lhe garantiu o quarto lugar do Grupo C, o melhor resultado de sempre dos “Lobos” na competição, estiveram na Nazaré, a convite da Associação Red Herrings, equipa dedicada ao surf de ondas grandes, com o apoio da Câmara Municipal da Nazaré.
Duarte Diniz, com 9 internacionalizações, que joga na posição de talonador, foi uma das presenças, e falou do seu agrado pelo reconhecimento do trabalho de equipa e superação da Seleção Portuguesa de Rubgy.
“Só o facto de se terem lembrado de nós e o gesto de nos terem feito este convite é incrível, e quer dizer que esta competição [França], e o facto de termos vencido o jogo [contra as Ilhas Fidji] tem sido bastante reconhecida por Portugal, pelo que nos temos apercebido. Juntar o rugby e o surf de ondas grandes, dois desportos com características muito especificas deixa-nos muito contente. Está a ser uma experiência muito boa e esperamos levar daqui conhecimentos, através das experiências de outra modalidade, nomeadamente com o treino de apneia, nas Piscinas Municipais, que possam contribuir para melhorar o desempenho competitivo da nossa equipa”.
O convite à vinda de representantes da Seleção, a quem foi proporcionado um dia de experiências e conhecimentos como surfistas de ondas grandes, foi uma forma de expressar a “gratidão pelo contributo dos Lobos para o Rugby e o desporto português em geral”.
Com esta iniciativa, “procurámos oferecer aos Lobos uma experiência memorável e, ao mesmo tempo, promover um espírito de equipa mais forte no mundo do surf de ondas grandes”, explicou Francisco Roque Pinho, Cofundador e surfista da equipa portuguesa Red Herrings, com sede na Nazaré.
“Fiquei emocionado com o espírito que os Lobos demonstraram e que faz falta ao surf de ondas grandes, que carrega algum individualismo herdado do surf normal. Por outro lado, se puderem levar desta experiência na piscina e no mar da Praia do Norte alguma técnica de gestão de respiração, de risco e de stress, que os possa ajudar na carreira desportiva, então teremos cumprido o nosso objetivo.”
Para o Presidente da Câmara Municipal, Walter Chicharro, que acompanhou esta ação, foi com “enorme satisfação, alegria e regozijo” que recebeu a iniciativa.
“Acompanhei o trajeto dos Lobos no primeiro Mundial, com especial foco neste Mundial em França, e vibrei fortemente com cada jogo dos Lobos, em particular com a vitória frente às Ilhas Fidji. Percebi, então, a paixão que os Lobos causaram no Mundo do Rugby”.
Notícias relacionadas
-
Ator australiano do filme “Furiosa” quer surfar a onda gigante da Nazaré
Ator australiano do filme “Furiosa” quer surfar a onda gigante da Nazaré
24 Maio 2024 -
A Nazaré quer posicionar-se como incubadora nacional da economia azul
A Nazaré quer posicionar-se como incubadora nacional da economia azul
04 Maio 2024 -
Visita de Governante ao Centro de Alto Rendimento da Nazaré
Visita de Governante ao Centro de Alto Rendimento da Nazaré
06 Fevereiro 2024