Antigas Escolas Primárias da Nazaré exibem novo mural de arte
Um novo mural nasceu numa das fachadas da Escola Primária da vila, atualmente ao serviço da Escola Profissional da Nazaré. É da autoria de Tamara Alves e YZ Yseult Digan
A antiga fachada branca das antigas escolas de ensino básico da praia da Nazaré, voltada para uma das vias rodoviárias mais movimentadas, deu lugar a um novo mural, da autoria de Tamara Alves e YZ Yseult Digan.
A peça colaborativa de Tamara Alves e YZ, artistas reconhecidas pelo domínio da pintura e do desenho, é um diálogo concretizado num grande mural, combinando as suas diferentes linguagens numa só.
“Em termos de conceito, a inspiração reside na Nazaré e nas suas tradições, nomeadamente, a tradição centenária do peixe seco. Esta tradição pode estar em risco e acreditamos que expô-la a todas as pessoas poderá ajudar a sensibilizar para a preservação da mesma”, refere o projeto de Arte de Rua, Underdogs.
A peça, agora concluída, “surge com a intenção de ser uma extensão da exposição permanente do Centro Cultural da Nazaré, com a essência e informação sobre a preservação e promoção da tradição do peixe seco. A peça é dívida. Do lado esquerdo apresenta-se a intervenção da artista francesa, YZ, que pintou o retrato de uma das vendedoras de peixe seco na Praia da Nazaré. Do lado direito, a artista portuguesa, Tamara Alves, pintou a outra metade da face, uma figura feminina jovem, sem identidade. As duas metades, representam a relação entre as tradições antigas e as novas gerações.
YZ procura questionar a perda das tradições ancestrais e o que seria o presente e o futuro se estas tradições se mantivessem tão ativas. Por sua vez, Tamara Alves representa as novas e futuras gerações, as que já nasceram num mundo com mais oportunidades, onde existe a preocupação de criar novas narrativas e onde as mulheres têm o controlo das suas escolhas.
Esta manifestação artística surge no âmbito da Temporada Cruzada 2022 da Underdogs e do seu projeto “(sem) fronteiras”, um programa de arte pública desenvolvido em parceria com o Instituto Francês, que é um hino ao intercâmbio entre os dois países, apontando no sentido de um espaço europeu que estimule o estabelecimento de relações recíprocas entre pessoas e ideias.
Notícias relacionadas
-
Exposição Outros Mundos em formato arte de rua na Nazaré

Exposição Outros Mundos em formato arte de rua na Nazaré
24 Julho 2024 -
Opção “Rotunda do Matadouro” foi a mais votada na Consulta à população para instalação de obra de arte
Opção “Rotunda do Matadouro” foi a mais votada na Consulta à população para ...
18 Abril 2023 -
Obras de Arte dão as boas-vindas à entrada no concelho da Nazaré
Obras de Arte dão as boas-vindas à entrada no concelho da Nazaré
31 Março 2023
Pesquisa Geral
- Editais
-
Despacho 95_2025 - Designação do Vice-Presidente
-
Despacho 94_2025 - Designação de Vereador a Tempo Inteiro - MS
-
Despacho 97_2025 - Constituição GAV
-
Despacho 98_2025 - Nomeação CMPC
-
Despacho 100_2025 - Distribuição de Pelouros
-
Despacho 106_2025 - Delegação de Competências - Vereador Miguel nos Dirigentes (CD)
-
Despacho 105_2025 - Delegação de competências nos Dirigentes
-
Despacho 103_2025 - Designação de Vereadora a Tempo Inteiro - FL
-
Despacho 96_2025 - Constituição GAP
-
Despacho 107_2025 - Delegação de Competências - Vereadora Fátima nos Dirigentes
-
Despacho 104_2025 - Delegação de Competências nos Vereadores
-
Despacho 109_2025 - Designação de Oficial Pública
-
Despacho 110_2025 - Nomeação responsáveis EXF
-
Despacho 111_2025 - Nomeação Coordenadora SAAS e NLI-RSI
-
Despacho 115_2025 - Contabilista certificado
-
Edital 73_2025 - Distribuição de Pelouros
-
Edital 70_2025 - Periodicidade das RCM
-
Edital 79_2025 - Nomeações Diversas
-
Edital 75_2025 - Delegação competências da CM no Presidente
-
Edital 76_2025 - Delegação de Competências nos Vereadores
-
Edital 74_2025 - Nomeações de Vereadores a Tempo Inteiro
-
Edital 80_2025 - Novo CA dos SMN
-
Edital 81_2025 - Representante CMN na AG da NQ
-
Edital 82_2025 - Periodicidade das RCM
-
Edital 83_2025 - Dias de atendimento DPU
