Carnaval da Nazaré de 24 de janeiro a 28 de fevereiro
É lance de muit’ pêxe é o mote do ano
O Carnaval da Nazaré vai para a rua de 24 de janeiro e 28 de fevereiro, ao seu estilo, com vários eventos, sempre fiel ao seu princípio de gozar a festa até à última.
Sob o mote “É lance de muit’ pêxe”, mais uma expressão local, o programa integra exposições, bailes de rua e de sala, tertúlias, iniciativas dedicadas à infância, desfiles de rua, momentos protocolares que fazem cumprir uma longa tradição, e espetáculos musicais, fechando, como sempre, com o Enterro do Santo Entrudo e, ainda, em estreia, com a Gala do Carnaval da Nazaré, que decorrerá no cineteatro da vila.
A abertura oficial das festividades acontecerá a 24 de janeiro, no Centro Cultural da Nazaré, com a inauguração da Exposição de Carnaval, acompanhada por brincadeiras carnavalescas, ateliers de dança, atuações do Rancho Tá-Mar da Nazaré e danças e bailes com grupos locais.
Ao longo das semanas seguintes, o Carnaval viver-se-á nas ruas, nas coletividades e nos palcos improvisados da vila, com bailes de rua (Pederneira, Sítio, São Brás e Nazaré), animados por músicos e bandas locais.
O programa preenche-se, ainda, com várias tertúlias dedicadas à marcha e à memória carnavalesca; o Sábado Magro com a participação dos grupos tradicionais; o Carnaval da Criança e a visita dos Antigos Reis às salas de baile, momento simbólico de ligação entre gerações.
Outros pontos altos deste ciclo festivo incluem a receção aos Reis e a passagem de testemunho (15.02.26), os desfiles de Carnaval na Marginal (15.02.2026 e 17.02.2026), o desfile noturno (14.02.26), o espetáculo musical no palco principal (16.02.2026) na Praia e o Enterro do Santo Entrudo, que encerra, simbolicamente, o período de excessos comemorativos.
O Carnaval da Nazaré encerrará a 28 de fevereiro, no Cineteatro da Nazaré, com a Gala do Carnaval e a entrega do Real D’Ouro, com o qual se irá distinguir o envolvimento e a dedicação dos protagonistas desta enorme festa popular, uma das mais aguardadas do ano pela população, e que atrai cada vez mais curiosos até à vila.
O Carnaval da Nazaré é uma vivência coletiva, marcada pela euforia e pela autenticidade de quem faz da festa uma das suas maiores expressões da identidade cultural.
Notícias relacionadas
-
Palestra destacou o futuro do Carnaval da Nazaré e o papel da comunidade na preservação da tradição
Palestra destacou o futuro do Carnaval da Nazaré e o papel da comunidade na ...
14 Outubro 2025 -
Alterações ao trânsito durante os festejos do Carnaval de rua
Alterações ao trânsito durante os festejos do Carnaval de rua
27 Fevereiro 2025 -
Alargamento do horário de funcionamento dos bares para festejos do Carnaval aprovado

Alargamento do horário de funcionamento dos bares para festejos do Carnaval ...
23 Janeiro 2025
