Serviços Municipalizados da Nazaré implementam novo sistema de gestão e faturação
Os Serviços Municipalizados da Nazaré (SMN) encontram-se a concluir a transição para um novo sistema integrado de gestão de clientes e emissão de faturação, uma alteração tecnológica que visa modernizar os serviços prestados aos consumidores e melhorar a eficiência dos processos internos.
A mudança resulta da implementação do sistema AQUAmatrix, desenvolvido pela EPAL, uma plataforma de gestão utilizada por diversas entidades gestoras do setor da água, que integra os serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais domésticas e gestão de resíduos sólidos urbanos.
Esta atualização permitirá reforçar a qualidade do serviço prestado aos utilizadores, proporcionando uma gestão mais eficiente da informação, maior capacidade de resposta e uma faturação mais integrada e transparente.
Durante o período de migração e estabilização do novo sistema, poderão verificar-se alguns constrangimentos temporários, nomeadamente atrasos na emissão e distribuição das faturas referentes ao consumo do mês de maio, tanto em formato papel como digital.
Apesar destes condicionamentos, as primeiras faturas emitidas através da nova plataforma já começaram a chegar aos consumidores, assinalando a entrada gradual em funcionamento do novo modelo de faturação. Os Serviços Municipalizados preveem que a normalização do processo decorra de forma progressiva nas próximas semanas.
Estes atrasos decorrem exclusivamente da complexidade técnica associada à transferência de dados e à adaptação dos processos ao novo sistema, não estando relacionados com alterações nos consumos ou nos valores faturados.
Outra das alterações relevantes diz respeito à faturação eletrónica. Com a entrada em funcionamento da nova plataforma, o envio das faturas digitais passa a ser assegurado por um novo prestador de serviços, a empresa iLink.
Os Serviços Municipalizados da Nazaré (SMN) encontram-se a concluir a transição para um novo sistema integrado de gestão de clientes e emissão de faturação, uma alteração tecnológica que visa modernizar os serviços prestados aos consumidores e melhorar a eficiência dos processos internos.
A mudança resulta da implementação do sistema AQUAmatrix, desenvolvido pela EPAL, uma plataforma de gestão utilizada por diversas entidades gestoras do setor da água, que integra os serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais domésticas e gestão de resíduos sólidos urbanos.
Esta atualização permitirá reforçar a qualidade do serviço prestado aos utilizadores, proporcionando uma gestão mais eficiente da informação, maior capacidade de resposta e uma faturação mais integrada e transparente.
Durante o período de migração e estabilização do novo sistema, poderão verificar-se alguns constrangimentos temporários, nomeadamente atrasos na emissão e distribuição das faturas referentes ao consumo do mês de maio, tanto em formato papel como digital. Estes atrasos decorrem exclusivamente da complexidade técnica associada à transferência de dados e à adaptação dos processos ao novo sistema, não estando relacionados com alterações nos consumos ou nos valores faturados.
Apesar destes condicionamentos, as primeiras faturas emitidas através da nova plataforma já começaram a chegar aos consumidores, assinalando a entrada gradual em funcionamento do novo modelo de faturação. Os Serviços Municipalizados preveem que a normalização do processo decorra de forma progressiva nas próximas semanas.
Outra das alterações relevantes diz respeito à faturação eletrónica. Com a entrada em funcionamento da nova plataforma, o envio das faturas digitais passa a ser assegurado por um novo prestador de serviços, a empresa iLink.
Por se tratar de um novo remetente, os Serviços (SMN) alertam os utilizadores para a possibilidade de as mensagens eletrónicas serem encaminhadas automaticamente para as pastas de correio não solicitado (spam ou lixo eletrónico). Recomenda-se, por isso, a verificação dessas pastas caso a fatura não seja recebida na caixa de entrada habitual.
Os consumidores que recebam um e-mail identificado com a referência à iLink e aos Serviços Municipalizados da Nazaré podem considerá-lo legítimo e seguro, contendo a respetiva fatura eletrónica.
Por se tratar de um novo remetente, os Serviços (SMN) alertam os utilizadores para a possibilidade de as mensagens eletrónicas serem encaminhadas automaticamente para as pastas de correio não solicitado (spam ou lixo eletrónico). Recomenda-se, por isso, a verificação dessas pastas caso a fatura não seja recebida na caixa de entrada habitual.
Os consumidores que recebam um e-mail identificado com a referência à iLink e aos Serviços Municipalizados da Nazaré podem considerá-lo legítimo e seguro, contendo a respetiva fatura eletrónica.
