Tomada de posse dos eleitos à Assembleia Municipal e Câmara Municipal
Realizou-se hoje, 1 de novembro, na Casa-Museu Mário Botas, a cerimónia de tomada de posse dos eleitos aos órgãos autárquicos do Município da Nazaré, resultantes das eleições de 12 de outubro de 2025, marcando o início do novo mandato autárquico 2025-2029.
Na sua intervenção, o novo Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Serafim António Louraço da Silva, sublinhou o momento como “um tempo de união e de construção de pontes entre forças políticas, instituições, associações e cidadãos”.
Na ocasião, o autarca reafirmou o seu compromisso com a transparência, o rigor e o diálogo, assumindo a cooperação como caminho essencial para o desenvolvimento do concelho:
“A Câmara Municipal da Nazaré tem de ser uma casa de cooperação, não de confronto. Precisamos uns dos outros para fazer mais e melhor pelo concelho”, afirmou, destacando ainda o “capital humano e a identidade única” da Nazaré como os maiores recursos do território.
Durante a cerimónia pública de tomada de posse dos cargos para a Assembleia Municipal, que passará a ser presidida por Ricardo João Fialho da Felismina Neves (PSD), os representantes das várias forças políticas com assento neste órgão deixaram as suas mensagens de compromisso:
PSD – realçou “a responsabilidade de honrar o voto recebido, transformando-o em trabalho, rigor e resultados concretos”, defendendo “uma política madura, serena e útil, onde o confronto de ideias substitua o ruído e a oposição seja responsável”.
PS – destacou “o poder local como o espaço mais próximo das pessoas”, comprometendo-se a colocar “o interesse público e o bem-estar dos habitantes do concelho acima de qualquer outro interesse”, reforçando a importância dos cuidados de proximidade, da valorização dos profissionais e da melhoria das infraestruturas.
CDU – afirmou que será “no trabalho incansável” que continuará a ancorar a sua intervenção política.
CHEGA – deixou o compromisso de “colocar sempre a Nazaré em primeiríssimo lugar”, garantindo “transparência, coragem e proximidade com as pessoas” na sua atuação.
Na sua primeira intervenção como Presidente da Assembleia Municipal da Nazaré, Ricardo Neves destacou que “o dia marca o início dos trabalhos desta nova Assembleia e deste novo Executivo camarário”.
O presidente sublinhou que “este é o momento de abraçar as causas da população, de erguer pontes e de trazer para esta casa as soluções que constroem o futuro e alimentam a esperança do concelho”.
“Espero nesta Assembleia cooperação e entendimento, deixando de lado as questões partidárias e colocando em primeiro plano o ideal, o trabalho e a objetividade. O rigor e a transparência ocuparão um lugar de destaque nesta casa. Faremos tudo para que esses valores se mantenham firmes e inabaláveis, fortalecendo a posição desta Assembleia e dando início a um caminho de esperança para o nosso concelho”, concluiu.
Composição da Assembleia Municipal da Nazaré — Eleitos 2025-2029
Ricardo João Fialho da Felismina Neves
José Alexandre Freire Lopes
Rogério Paulo dos Santos Serrador
Teresa Alexandra Santos Ferreira
Geraldo Viola
Carla Maria Vagos Grilo
Pedro Manuel dos Santos Honório Nobre
Raquel Rebelo Romão
Paulo Jorge Grácio Ruivo
Valter José Lameiro Soares
Ana Isabel Carvalho Ortega
Patrícia Isabel Coutinho Periquito
Jéssica Louraço Reis
Eurico André Fialho
Rute Filipa Machado Monteiro
Anabela Zarro
Iolanda Engenheiro Nogueira de Sousa
Ricardo Esgaio
Fernando António Belo Nunes Capucha
Lara Mendes Ferreira Pina
Nuno Filipe Figueiredo dos Santos
Pedro Miguel Pinto Marques
Augusto António Portugal dos Santos
Pedro Joel Jerónimo da Silva
Câmara Municipal da Nazaré — Executivo 2025-2029
Serafim António Louraço da Silva
João António Portugal Formiga
Luís Miguel Rodrigues Sousinha
João Paulo Quinzico da Graça
Maria de Fátima Soares Lourenço Duarte
Vanda Alexandra Duarte Santos
Maria Lúcia Teixeira Loureiro
O ato solene encerrou num ambiente de respeito institucional e cooperação democrática, marcando o início de um novo ciclo político no concelho da Nazaré.
